Rua 135 nº 621 - Sl. 04
S. Marista - Goiânia - GO
CEP: 74180-020
Tel.: (62) 3241-6568
 
O escritório e sua filosofia de trabalho

O escritório “AROLDO MÁRCIO-arquitetura” encontra-se no atual endereço, sede própria, desde 1997. Antes, passamos por outros endereços, com outras parcerias, tendo como início o ano de 1972, com o “Escriptório”, na rua Sergipe, nº 200, em Belo Horizonte.
A dedicação ao ensino no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Goiás - UCG, desde 1978, nos permite uma constante atualização e crítica em relação ao contexto arquitetônico nacional e internacional. Esta atualização se referencia na literatura técnica disponível bem como nas viagens em território nacional e viagens internacionais, sempre voltadas ao conhecimento da arquitetura.

As atividades “sala de aula” e “atelier”, complementares, exigem maior qualidade arquitetônica do nosso trabalho - menor quantidade em prol da qualidade – uma vez que, para nós, um projeto é pontuação curricular, tanto para a carreira acadêmica quanto para nossa imagem no concorrido mercado de trabalho, onde a qualidade é um importante diferencial.
Assim, o escritório, com seu acervo bibliográfico e técnico, transforma-se, também, em local de pesquisa e estudo em várias áreas da arquitetura, tanto para o titular quanto para os estagiários do curso de arquitetura que integram nossa equipe de trabalho e demais alunos interessados.

Embora nossa produção tenha privilegiado, recentemente, a categoria residencial, temos desenvolvido projetos em diversos programas.
A casa, para nós, tem caráter singular, extrapolando o “programa de morar”, alçando o status de “escultura” em escala e proporção arquitetônica. Assim, confere ao autor o domínio e conhecimento plástico-formal e ao proprietário uma identidade tão necessária numa paisagem com modelos notadamente estereotipados. 
Aliás, entendemos a arquitetura como o artefato construído (e não como plano desenhado) sendo, portanto, aliada ao contexto e comprometida com a paisagem.
Nosso trabalho abrange os projetos de edificações - residenciais coletivas e unifamiliares, comerciais, institucionais e coorporativas - e projetos urbanos. Para complementação dos nossos projetos, elaboramos, também, arquitetura de interior. 

O programa de trabalho para desenvolvimento de projetos de edificações pode ser em etapas (ou total), iniciando-se pelo Projeto Básico (com lançamento preliminar da estrutura e locação de pontos elétricos), em seguida o Projeto de Execução e finalmente os Detalhes de Execução.  Damos acessoria para projetos de paisagismo e luminotécnico e coordenamos os demais projetos complementares necessários. O acompanhamento à execução da obra se faz pelas visitas técnicas ao local da obra.

O escritório não assume um “estilo” como assinatura, evitando a estereotipação dos resultados, como tem ocorrido no que se chamou de “arquitetura autoral”. Adotamos a liberdade no uso da linguagem arquitetônica, que fica definida pela coerência entre o programa e o contexto físico local e, ao mesmo tempo, pelo que denominamos de “gesto poético”.

Ao iniciar um empreendimento, deve-se levar em conta três fatores que acreditamos serem de fundamental importância para o sucesso da obra: o  bom cliente (empreendedor confiante), o bom arquiteto (qualidade de projeto) e o bom construtor (qualidade técnica). Portanto, aconselha-se não subestimar nenhum desses fatores, evitando-se o risco de resultados parciais, o que não convém ao nosso escritório e, muito menos, ao cliente.

 
Voltar Topo